Seguidores do blog

terça-feira

Canário da terra verdadeiro



O canário da terra verdadeiro ou canário da terra é uma espécie de ave da família Emberizidae. Originário da América do Sul, é encontrado na Colômbia, Equador, Venezuela, Peru, Brasil, e Argentina.


No Brasil, podemos o encontrar no Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Ceará, Pernambuco, Bahia, Espirito Santo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Goiás.

Os filhotes são da cor cinzenta ou parda , independente do sexo. Quando adultos, os machos têm cor predominante amarela, principalmente na cabeça com tons avermelhados, e as fêmeas tomam um tom pardo ou amarelo misto com estrias escuras.

Os machos podem brigar entre si por fêmeas, que normalmente atiçam as brigas, até à fuga de um dos canários. Tanto os machos quanto as fêmeas cantam, sendo que as últimas alcançam menor diapasão.

A alimentação é tipicamente constituída de sementes (como alpiste) e vegetais folhosos. Alcançam um tamanho de 13,5 centímetro.

O canário da terra faz ninho, na natureza, em cavidades, chegando a utilizar frequentemente, ninhos abandonados de joão de barros, assim como crânios de gado dispostos para tal em estacas.

Há referências a ninhos colocados no telhado das casas. São muito agressivos na defesa do ninho, chegando a atacar aves maiores que dele se aproximem.

Em cativeiro, muitas vezes reproduzem-se em gaiolas de 70x40x30 cm, com uma caixa para ninho com 15 cm de lado e que tenha um furo para entrada. Normalmente, podem ser utilizados sacos de estopa cortados e desfiados para que a fêmea confeccione o ninho.

É um pássaro muito utilizado em rinhas de briga, onde as lutas podem durar até 25 minutos sem intervalos, é uma pratica ilegal e cruel.
Por ser um pássaro nativo do Brasil, é necessária uma licença do IBAMA  para a criação em cativeiro.