Seguidores do blog

segunda-feira

Lençol freático


O lençol freático é como um reservatório de água subterrânea decorrente da infiltração da água da chuva no solo nos chamados locais de recarga.

O lençol freático é uma importante fonte de água doce para aproveitamento humano sendo, em muitos casos, a principal fonte dela. Na irrigação ocupa também papel essencial. A forma mais comum de se obter água do lençol é a abertura de poços.
A proteção do lençol freático é uma preocupação ecológica, por incorporar todo o líquido que vem da superfície e ainda os elementos hidrossolúveis, diversas práticas humanas oferecem riscos de contaminação deste importante recurso hídrico.

As maciças pulverizações agrícolas com agrotóxico, mineração e atividades industriais vêm colocando em risco o lençol em diversas partes do mundo, sendo difícil o seu controle.

O desmatamento também constitui em outra importante agressão ao lençol freático, quanto maior a cobertura vegetal, mais tempo a água permanece no solo, diminuindo a evaporação e aumentando a quantidade daquela que irá infiltrar e atingir o lençol freático, além de outros fatores favoráveis, como a diminuição da erosão e outros benefícios ao meio ambiente.